História da Tricologia

História da Tricologia

2 de novembro de 2020 Blog 1

Você sabe quando a tricologia começou a existir?

Alopecia masculina

tricologia (do grego τριχός, thricos, “cabelo”;and -λογία, -logia) é o ramo da ciência que trata dos pêlos ou cabelos. Originou-se na Inglaterra em 1902. Seu estudo contém a função de solucionar vários problemas capilares. Existe, no Brasil, assim como em outros países, um interesse crescente pelos tratamentos alternativos e preventivos. Atendendo a esse interesse, disponibilizamos informações sobre os cabelos e o couro cabeludo, direcionados à área de estética.

Tricologia congrega profissionais ligados a esta ciência (químicos, biólogos, biomédicos, cosmetólogos, farmacêuticos, nutricionistas e médicos) e tem como objetivo integrar as áreas da saúde e da estética. Profissionais da área da estética: terapeutas capilares, cabeleireiros, esteticistas e os demais que trabalham em salões, clínicas e spas.

Embora a queda dos cabelos não implique nenhum risco à vida do indivíduo, muitos sentirão insegurança emocional e perda da auto-estima, o que comprometerá a qualidade das suas vidas. Nas mulheres, que socialmente são mais cobradas quanto à beleza física, as apreensões sempre serão maiores.

Alopecia Androgenética

Os humanos têm no couro cabeludo de 100 a 150 mil fios de cabelos. Destes, 85% estão na fase anágena (fase de crescimento) e os restantes 15% estão nas fases catágena(de repouso) e telógena (de queda ou troca). A perda diária entre 50 e 100 fios é considerada normal, sendo maior nos dias da lavagem.

Quando caem mais de 100 fios por dia, algo está acontecendo no organismo do paciente e terá que ser investigada a causa. No Brasil, observa-se uma queda maior dos cabelos no período de fevereiro a junho. Para tratar a perda dos cabelos, sempre será necessária uma avaliação cuidadosa e um diagnóstico adequado. Sabe-se que 40% dos homens e 5% das mulheres apresentarão algum grau de calvície. Neste caso, assim que se notar os primeiros sinais de afinamento e perda progressiva dos fios, é importante que se institua o tratamento preventivo.

Um comentário

  1. Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

Os comentários estão fechados.